sábado, 30 de junho de 2012

Jequitinhonha, SL-MG e Claudio Bento-poeta de raízes.


"Como parte do projeto “Vale: Vozes e Visões – A arte universal do Jequitinhonha”, o Suplemento Literário lança uma edição especial em homenagem ao Vale do Jequitinhonha. A edição traz poemas de poetas e prosadores nascidos no Vale, como Adão Ventura, Cláudio Bento, Sônia Queiroz e muitos outros. Além dos textos, o leitor poderá viajar pelo Jequitinhonha através de um mapa a cores feito por Rômulo Vianna, que mostra o número de poetas e prosadores que lá nasceram, assim como Amanda López, que assina o poema “ A vida sempre vale”."


Claudio Bento, poeta jequitinhoense-por quem tenho muita admiração- manda-me em PDF, o SL (Suplemento Literário)  especial, de 2006, dedicado ao Jequitinhonha.Agradeço, penhoradamente.Além de comentá-lo , traz-me à tona lembranças muito preciosas.
Quando fui ao Uruguai, em 2007 -para o encontro do aBrace, em Montevidéu, pedi  aqui e ali, coisas de Minas Gerais impressas, para levar e doar.A maioria, nem necas: nem autores, mandaram livros.Mas os que o fizeram , têm seus exemplares na biblioteca da Intendência-qual Neuza Ladeira-agora com edição esgotada- e seu belo Opúsculos-anomelivros.
Na Secretaria de Cultura do estado de MG, a então superintendente, Camila ferreira Diniz, ouviu, por telefone, minha necessidade e disse que mandasse buscar  exemplares. Separaram-me um monte desses suplementos, um pouco amarelados, mas de uma riqueza enorme-que levamos-o Sarau Tropeiro(*) e eu, pelas ruas de Montevidéu e trocamos, na redação de um dois periódicos, pelos deles, novos e bem brancos.
Paguei um excesso de peso, mas valeu a pena, pena que mais mineiros-e brasileiros- ou latino-americanos não tenham tido acesso a esse número de 2006  do tradicional SL, , atemporal e preservador da memória...Das fotografias, ao folclore, a cerâmica, é tudo uma festa>,ver essa capa colorida, ampliada, fotografia de tecido todo bordado de artesanato mineiro tradicional .O imaginário do jequitinhonhense, que é povoado de seres fantásticos, condições climáticas, paisagens incomuns, reflete-se nas artes, na Poesia, na prosa, na alma.Maravilha!
Assim , receber para levar, suplementos amarelados pelo tempo, acabaram tornando-se um maravilhoso presente-que depois enviei a vários Estados.

E lembro ainda que sou leitora do SL, desde meus tempos de jornalismo em Juiz de Fora, Anos 60/70.E que escolhi para patrona na ALACIB,de Mariana, a primeira Diretora, a jornalista Laís Corrêa de Araújo, com quem trocava cartas (não havia Internet, e, claro, éramos missivistas) -e ela gostava de meus poemas da juventude -e me incentivava a seguir poetizando.

Clevane Pessoa 


Em setembro de 2011, Claudio Bento lançou mais um o livro, este chamado  "Jequitinhonha e outros poemas".Li os anteriores, onde se percebe o amor inconteste por sua região.Este, é dedicado a ela.Um de seus poemas que muito me atraem, é esse-e já lhe disse:


A CASA DA RUA DA INFÂNCIA 



A casa em que nasci e morei 
Não deixou apenas saudade 
Não sei bem 
O que deixou a casa em que nasci e morei 
O bicho de Pedra Azul 
balançava o pé de algodão 
O porão era escuro e lodoso 
Antepassados mortos apareciam ali 
O quintal era claro e cheio de frutas 
A casa em ue nasci e morei
 Antes de entulho 
Amontoado de pedra e cal 
Foi casa visitada 
Pelo sol e pela lua
 A casa em que nasci e morei
 Não deixou apenas saudade
 Deixou também 
Um aperto no coração 

Cláudio Bento Jequitinhonha-MG

Esse poema, pictórico, fala das raízes, das asas, da infância sugerida, da casa-uma forte e poética metáfora que para mim, daria o roteiro de um curta metragem.Ou longa...Ou reportagem.Acredito que os poetas, com seu olhar de dentro a completar o fora, devessem ser mais chamados a integrar o Cinema....

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Membro do PEN Clube de Itapira
Dama da ordem sereníssima da Lyra de Bronze e da SPVA-RN
Acadêmica da AFEMIL -Cadeira cecília Meireles 
e da ALB/Mariana-Cadeira Laís Corrêa de Araújo
e da AILA-Cadeira Luiza da Silva Rocha Rafael 




><
Serviço:O Sl é publicação do Suplemento Literário de Minas Gerais(**)
Av. João Pinheiro, 342 - Anexo
30130-180 Belo Horizonte MG
Tel/fax: 31 3213-1072
suplemento@cultura.mg.gov.br

(**) Leio-o desde mocinha, quando Laís Corrêa de araújo era diretora e me mandava exempalres para Juiz de Fora.Muitos anos guardei todos-até que uma enchente(tsunami?) em São Luiz, Ilha do Amor, inundou-me a bela casa que alugáramos-e muitos livros e impressos perdi-na enxurrada, com a chuvarada, coladas as páginas, sob minhas muitas tentativas de salvá-los, secá-los.
Sempre bem impressionada com essa extraordinária poeta de origem pernambucana, casada com o grande poeta Affonso D'Ávila, coloquei-a como minha patrona quando tomei posse na academia de Letras em Mariana-MG.Ele doou -me, generosamente, uma edição luxuosa de seus poemas ilustrados , que distribui durante o jantar de confraternização e doei à Presidente, Andréia Donadon.

><><

Claudio Bento

Um comentário:

  1. Salud poeta! un gran abrazo Cláudio!. Cada día me gusta más tu trabajo. Te admiro.

    ResponderExcluir