quarta-feira, 11 de junho de 2014

Preces à Mãe Terra-Um Livro de Oraçõess em forma de poemas, para crianças...

Orações Pela Mãe Terra- Educando as crianças para a espiritualidade -Clevane Pessoa .

Na foto, delicio-me com a linda edição, da Educa Brasil, clicada por Ciléia Botelho, em minha varanda(Belo Horizonte-MG-Brasil) .A linda capa é de Neide Bohon.
Preces Pela Mãe Terra ,Prayers To Mother Earth, da antologista Alexandra Magalhães Zeiner.
Editora Educa Brasil
Pompano Beach-Flórida
aa
Co-autores:Alexandra Magalhães Zeiner, Clevane Pessoa, Norália Castro, Rodrigo Marinho Starling, Sonia Palma.
Ilustradores:Eichwaldmond;Marcia mar & Yamen Badin,;Marilu R.F.Queirroz;
Ilustração da capa:Neide Bohon;
Ilustrações adicionais das páginas:Judit Forteny.
Revisão do inglês:Annie Latham.
Revisão do Português:Sonia Palma.
Foto:Ciléia Botelho
>>>
ClevanePessoa
Psicóloga Clínica,
CRP 04-2539
Embaixadora Universal da Paz pelo Cercle de Ambassadeurs Universeles de La Paix-
presidido por Gabrielle Simond.França.
O que motivou a escritora de literatura Infantil Alexandra Magalhães Zeiner, brasileira radicada em Augsburg, Alemanha, a criar essa pequena grande ant ologioa de preces para crianças, pela Mãe Terra, foi sua indicação paraEmbaixadora Universal da Paz, pelo Cercle de Les Amabassadeurs Universeles de La Paix, querendo efetivamento trabalhar essa questão, situando-se entre o desejo de Paz e a militância pela ecologia.Quando a indiquei,  já a conhecia pela Internet, acampanhando esse trabalho literário de pacifismo, espiritualidade e ecologia.
Essa edição, à qual chama carinhosamente de  "Nosso Livrinho", é o primeiro trabalho  efetivo para o CUAP.
Espero que inspire muitas outras pessoas a instarem os pequenos à leitura de orações. Isso ajudará na formação dos mesmos.
Tive a alegria de ser uma das pessoas convidadas a enviar um poema.No meu caso, o tema proposto foi uma Oração da Noite.
Nesta semana, a antologista pediu-me que escrevesse, para o site do PRECES À Mâe TERRA.Minha opinião sobre o livrinho-pequeno grande livro.
Na qualidade de psicóloga, que por tanto tempo atendi , no programa de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, sempre registrei a deliciosa espiritualidade potencial dessas pessoas em formação.O mesmo se dando com a Poesia,Então, nesse trabalho, une-se prece e poiesis, para estruturar possibilidades linguísticas potencializadas, esperando para desabrochar no vocabulário dos que aprendem.
Fui catequista quando fazia minha formação em professora(nos Anos 60, em Bicas do Meio-REPI- hoje Wenceslau Brás) , no Sul de Minas e verificava duas coisas:os aprendizes gostavam de ouvir historias bíblicas ou de bons costumes, e gostavam de orar."(...)mesmo a escuta é uma oração", afiança-nos Sofia Cavallete.Acredito nisso.Minha mãe contava histórias orava e cantava com os seis filhos-mesmo com o caçula, que nasceu com Síndrome de Down.Quando era lobinho, ele repetia fervorosamente a grande Oração de Cáritas, que a akelá ensinava .E hoje, com mais de quarenta anos, ele ainda repete a oração.
A motivação de ensinar crianças a orações, em primeira instância, veio à antologista, Alexandra Magalhães  Zeiner,  da oração dita em sua casa, por ela, o marido e o filho pequeno , Alexander.Esse princípio, de orar, muitos de nós trazemos de nossa infância,seja qual for nossa crença religiosa.A tradicional oração ao anjo da guarda-uma das muitas versões, não importa qual- torna os pequenos  mais corajosos ou seguros , mesmo sendo recitada apenas.A fé é um fenômeno que vamos adquirindo no decorrer da nossa vida, mas é comprovado que os menores têm o espirito apto a apreendê-la.
Comprovadamente, crianças têm um rico território para o desenvolvimento espiritual e vários estudos documentados, já foram feitos a respeito.
A tentativa de oferecer poemas-oraçoes, muito ajuda.Sofia Cavallete observa:  "(...)acreditamos, no que diz respeito à oração, que algo possa ser feito também a nível da linguagem da oração.O nosso desejo é que,tal indagação, que está começando, possa ter continuidade e ser  aprofundada." A estudiosa completa: "a criança se apodera dos termos e os utiliza para estruturar a sua oração pessoal";
Então, concluimos que os nossos versos que compõem cada prece, ajudarão milhares de crianças a expressarem um dia, suas próprias formas de prece.E congratulo-me pela iniciativa da antologista, Alexandra Magalhães Zeiner, penhoradamente grata pela inclusão de meu poema no belo trabalho.
Clevane Pessoa de Araújo Lopes .
>/p>
Um dos Poemas, de Alexandra Magalhães Zeiner:
Páginas  dos demais, fotografadas por Ciléia Botelho (Belo Horizonte) :
Poema-Oração de Rodrigo Starling:
De Sonia Palma e Norália Castro::
Uma das lindas ilustraçõess, doadas ao projeto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário