sábado, 27 de outubro de 2012

Rememória em torno de uma pena.Clevane Pessoa



Meus tios Luiza e Franck
foram pais de gestaçõess gemelares.
No meio, nasceu um menino sozinho,
que de amigos recebeu o apelido de Peninha
-qual chamava-me a Mestra eterna
Irmã Josefina, minha professora de Português.
Ele era moreno.
Os gêmeos primeiros e os caçulas, louros.

Então, Peninha conta-me que o mano Cione se foi.
O outro, Masinho,
já estava em outra dimensão.
Fiquei lembrando daqueles dois magricelas
levados e supersimpáticos .
idênticos .
Em um, aplicava-se duas injeções.
O que já a recebera, estava quietinho.
O outro,s e esgoelava...
Um de perde no Museu Mariano Procópio,
em Juiz de Fora,
Em círculos, perguntávamos por ele , aqui e ali.
Passou agorinha, apontavam guardas e visitantes.
Era o mesmo...

Mas vai-se meu primo Cione  (*),
que gostava de cantar  e desenhar.
Olho comprido para as damas bonitas,
paizão para a filha única,
contador de longas histórias.

Eu me arrumava ao espelho,
e os pirralhos olhando.De repente soltavam:
-Minha prima é tão bonita!
-Ah, não vai namorar agora, fica aqui
e conta uma história prá gente...

Aguenntou um tempo por aqui,
 sem seu gemelar univetilino,
não sei como deu conta.

Tenho certeza que o Masinho (**) foi esperá-lo,
já cantando Boemia, Normalista,
qual o pai com voz de timbre parecido ao do Nelson Gonçalves.

paz e luz para vocês, meninos .
Não vão dar cantadas em anjas
bonitinhas, hem?:

Por aqui, deixaram saudades...

Para o Peninha, essa pena preta.
Para nós todos , também.

Clevane Pessoa

(*, **) Francione e Franciomar de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário