Mona Lisa-Mistériosas Pupilas-Adão Rodrigues, poema de Clevane Pessoa
Mona Lisa de Leonardo da Vinci-O mistério nas pupilas.- versão de Adão Rodrigues -poema de Clevane Pessoa
Um dos" mistérios" mais duradouros da histórias das aetes tem sido a Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci.Muita mulheres chamam-se Gioconda (mulher de Gioncondo) ou Lisa por causa da modelo , de intrigante sorriso e agora,mas intrigantes olhos: um estudo londrino (veja abaixo!, demonstra supostas letras em sua pupilas-no direito, já se aponta para LV, as iniciais do artista e , na esquerda, algumas outras.
Interessante.Em Ouro Preto, MG e depois intinerante, também já apresentada em Brasília, a mostra Cem Monas Lisas com Lisa, quando artistas visuais recriaram a famosa tela e a personagem de Da Vinci, entre eles, Adão Rodrigues, renomado artista mineiro, que a apresentou de pele escura, fitinhas à guisa de trancinhas na cabeça, vestida à maneira afro, em folguedo folclórico.Notem a paisagem atrás da personagem imaginária na tela (abaixo de meu nome)...
O gênio italiano foi um precursor, deixou inúmeras invenções contribuições , não apenas à arte, mas também à Medicina, pois dissecava cadáveres (de mendigos, por exemplo)
comprados,para conhecer mais de perto a pela anatomia das pessoas,o que lhe proporcionou um inestimável estilo, baseado na realidade associada ao imaginário.
Depois do filme "O Código de da Vinci", os jovens passaram a intressar-se ainda mais pelo tema do protagonismo, identidade, etc, dessa tela italiana.e começaram a ler o livro de Don Brown..
Clevane Pessoa
A Mona Lisa de Adão Rodrigues (públicação autorizada pelo autor,a meu pedido,à ocasião da Exposição Cem Mona Lisas e uma Lisa e que publiquei em meu blog achamarteblogspotcom.blogspot.com/2009/09/cem...:
"A Brasilidade de Adão Rodrigues faz-se presente até na mostra Cem Mona Lisas com Mona Lisa, aberta em Ouro preto e que tem como produto um belíssimo livro.
Sua interpretação da Gioconda de Da Vinci preenche de cores o chiaroscuro das vestes da dama -uma das características da estilítica de Leonardo - de sorriso misterioso, que tanto incita a imaginação no Louvre, em Paris.
O pintor mineiro, natural de Manhuaçu e radicado aqui na capital mineira, tem a ousadia de trocar-lhes as roupas de época e abrasileirá-las, com adornos coloridos e cabelo afro.Certa feita, ele pintou Regina Mello, Diretora do Museu nacional da Poesia-MUNAP- como se ela fosse Mozart."
Clevane Pessoa, 2009
------------------
Postado por Clevane_em_Pessoa
Leiam:
"Londres, 13 dez (EFE).- A Mona Lisa de Leonardo da Vinci guarda em sua pupila esquerda a clave da identidade da modelo em que o pintor se inspirou, segundo o investigador italiano Silvano Vinceti, cujas teorias são divulgas nesta segunda-feira pelo jornal "The Guardian".
De acordo com Vinceti, que é presidente da comissão nacional de patrimônio cultural em seu país, o gênio renascentista, amante dos códigos, pintou uma série de letras pequenas nas duas pupilas de Mona Lisa.
"Invisíveis ao olho humano e pintadas em preto sobre verde e marrom, estão as letras LV em sua pupila direita, obviamente as iniciais de Leonardo, mas o mais interessante está em sua pupila esquerda", afirma o investigador, em declarações recolhidas pelo jornal.
Vinceti mantém que no olho aparecem as letras "B" e "S", além de, possivelmente, as iniciais "CE", o que considera de vital importância para averiguar a identidade da modelo.
Esta foi identificada frequentemente como Lisa Gherardini, a esposa de um mercador florentino, mas o investigador italiano não está de acordo, já que mantém que a Mona Lisa foi pintada em Milão.
"Atrás do quadro aparecem os números 149, com um quarto número médio apagado, o que sugere que Da Vinci o pintou quando estava em Milão na década de 1490, usando como modelo uma mulher da corte de Ludovico Sforza, o duque de Milão", declara ao jornal.
"Leonardo gostava de utilizar símbolos e códigos para transmitir mensagens, e queria que descobríssemos a identidade da modelo através de seus olhos", prossegue o italiano, que deve detalhar suas conclusões no próximo mês.
O mistério da Mona Lisa já foi objeto de teorias também na ficção, como no caso do romance "O Código Da Vinci", na qual o autor, Dan Brown, sugere que o nome é um anagrama para Amon l'Isa, em referência a antigas divindades egípcias." (FONTE:EFE)
Dan Brow
Versão em Português
Romanceada, a vida da pressuposta Mona Lisa, por jeanne lalogrids-também bestseller.
><***><
Mona Lisa
Clevane Pessoa
La Gioconda, mistério sempiterno, sempre eterno
no sorriso imaginário- ou registro de um esgar fugaz.
Gravidez em segredo, gravidez revelada,
paição pintada pelo mestre,
especula-se.
Mona Lisa, agora, ampliadas as íris,
mostra letras nas pupilas italianas,
-colocadas por da Vinci?
Os olhos, espelho da alma
-dela ou do pintor-
vencem a gôndola do sorriso.
Belo Horizonte, 13 de novembro de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário